Cobrança
Nova Cobrança
Como criar um novo processo de cobrança.
Para registrar uma nova cobrança:
1. Acesse a opção Cobrança no menu.
2. Expanda o grupo: Status Novo ou pesquise o cliente desejado na barra de pesquisa.
3. Selecione o cliente e clique duas vezes sobre ele.
4. Abrirá um mensagem para confirmar o registro do número de protocolo de cobrança. Clique no botão OK.
5. Confirme os dados do cliente e informe o número de protocolo.
6. Na aba Situação das parcelas que tem ou tiveram atrasos, visualizará as parcelas em atraso no grupo Posição de Cobrança: Atraso não Acionado. Clique na se seta para a direita ► para expandir.
7. Na aba Ações de Cobrança, clique no botão Adicionar Ação.
8. Na janela Adicionar Ação, faça as sua anotações da conversa com o cliente.
9. No campo Contato Telefônico, selecione a opções correspondente.
10. No campo Envio SMS selecione a mensagem pré-definida.
11. No campo <selecione telefone> selecione o telefone do cliente.
12. No campo Envio Email selecione a mensagem pré-definida.
13. No campo <selecione Email> selecione o Email do cliente.
14. No campo Próxima Checagem defina quando esta cobrança deverá ser re-checada caso as parcelas ainda estejam abertas.
15. Clique no botão Gravar.
Nota:
A cobrança ficará com Status Processo em Aberto até que todas as parcelas as parcelas sejam quitadas.
Envio de Email / SMS
Caso o cadastro do cliente não tiver um Email ou celular cadastrado para enviar a mensagem, é possível perguntar o cliente no momento da ligação e adicionar na tela de Ação de Cobrança.
Clique no botão ... e adicione o email do cliente.
Clique no campo <selecione o email> e selecione o email do cliente.
Faça o mesmo processo para SMS.
Dica:
A janela Adicionar Ação é flutuante e permite visualizar os dados nas abas atrás da janela. Para isso clique e arraste a janela para os lados.